sábado, 5 de maio de 2012

Combatendo o estresse



Não adianta: final de semana chega e a única coisa que você quer é descansar. "Descansar" pode significar  uma coisa diferente para cada pessoa. Pode ser o mesmo que ficar marinando em casa, sair para desanuviar... na verdade, o jeito que você escolhe para descansar não importa muito. O que me chama a atenção é como tem crescido a nossa necessidade de descansar. Na segunda-feira já começamos a contagem regressiva para que a sexta chegue logo; voltamos de férias torcendo para que as próximas não demorem.
Essa ansiedade existe desde sempre, mas a sensação que eu tenho é de que nos dias atuais ela se agigantou. E isso é culpa do ESTRESSE!
Nosso estilo de vida é sufocante. Temos contas a pagas, pessoas para ver, carreiras para construir, cachorros para alimentar, é necessário estudar, comer, respirar...sem falar que também precisamos de um tempo para dormir. E tudo isso dividido em seções de 24h. Dá para não se estressar?

A verdade é que dá sim. Eu só estou tentando descobrir como, rsrs

Provavelmente você deve conhecer algum héroi, uma pessoa que faz mil coisas por dia e consegue manter altos níveis de tranquilidade (isso é ou não é um feito heróico?). Pois é, queria muito ser assim. Eu provavelmente sou uma das pessoas mais preocupadas que existem no mundo: me preocupo se vai dar tempo, se vai dar certo, refaço as coisas...enfim, é como minha mãe sempre diz: eu sofro por antecipação, hehehe
Mas sabe, essa preocupação toda nunca me acrescentou nada. Pelo contrário, o estresse só nos faz perder coisas boas; para começar, diminui nossa qualidade de vida. Por conta disso, comecei a definir coisas que eu poderia fazer para ser menos "estressada" (no sentido de "preocupada") e assim pudesse desfrutar mais a vida. Mas então me lembrei que vocês, queridos leitores, são pessoas normais que passam pelos mesmos problemas que eu. Por isso, montei uma lista de coisas que ajudam no combate ao estresse, para aprendermos juntos. Vamos lá:

1. Organização: é impressionante o poder que essa palavrinha tem. Pode parecer besteira, mas manter uma agenda organizada e planejar bem as tarefas diárias nos poupa de muita dor de cabeça. Essa é a primeira atitude contra o estresse.

2. Abandone hábitos ruins: todos temos manias que sabemos que não nos acrescenta nada. Vamos acabar com isso?

3. Pare de se preocupar com a opinião dos outros: Ok, sei que isso é impossível. A gente sempre se preocupa com o que o colega de trabalho vai falar, se o fulaninho vai aprovar algo que a gente fez e etc. Mas ao mesmo tempo que essa preocupação te impede de passar por alguns vexames, ela também pode ser MUITO prejudicial. Portanto, a idéia aqui é que a gente se preocupe MENOS. Viver em função do que os outros esperam de nós pode ser muito estressante.

4. Não insista naquilo que você não gosta: outro tópico que não é absoluto. Em algum momento da vida, todos teremos que fazer algo que não gostamos. Isso é inevitável, e até educativo, para ser honesta. Só não perca muito tempo com isso. Se você já viu que não gosta de jeito nenhum de algo (como seu emprego, por exemplo), esforce-se e mude. É difícil e dolorido, mas compensador.

5. Saiba dizer "NÃO": taí uma coisa difícil para mim. Mas ao aprender a dizer não, evitamos dores de cabeça desnecessárias e, consequentemente, uma boa dose de estresse.

6. Viva um dia de cada vez e não se preocupe exageradamente com o amanhã: dispensa explicações. Mas calma lá, minha gente, pensar no amanhã é muito importante. Só não deixe isso te corroer. (esse tópico com certeza será muito difícil para mim. Por quê eles não ensinam essas coisas na escola? Facilitaria muito a minha vida)

7. Tenha metas: desdobramento do ponto anterior. Se você estipular metas em algumas áreas da vida, terá que se preocupar menos com o dia de amanhã, porque já saberá onde quer chegar, o que irá fazer...ter metas é muito saudável. Leia esse post aqui e você entenderá.

8. Invista em hobbies: Sabe aquela coisa que você sempre teve vontade de fazer mas, sem saber porque, nunca colocou em prática? Pois faça! Se você cumprir o primeiro ponto dessa lista, provavelmente terá tempo para aprender violão, por exemplo. Ou até mesmo entrar naquela aula de cerâmica para fazer vasos para todo mundo, rsrsrs

9. Pare de reclamar: isso só te deixa mais amargo e estressado. Todo mundo tem problemas, você não é única vítima no mundo.

10. Passe um BOM tempo com as pessoas que você ama: Fiz questão de destacar a palavra "bom" porque aqui ela está no seu sentido literal. Passar um 'bom tempo' com as pessoas não significa passar muito tempo com elas, e sim um tempo de qualidade. 15 minutos podem ser melhores que 2 horas com alguém, conquanto você faça esse tempo valer a pena.

É isso, minha gente! Vamos arregaçar as mangas e tentar botar essa lista em prática!




3 comentários:

  1. Adoreiiii o texto Milena! vc tb foi muito sincera! =)

    Bj. Ligia

    ResponderExcluir
  2. Milena,
    Parabéns pelo Post, adorei e vou utilizar todas as dicas na minha vida, pois era exatamente o que eu precisava ler nesse momento.
    Sábias palavras, sempre!!!
    Bjos.
    Amanda Carvalho (Danda)

    ResponderExcluir
  3. Fico feliz que tenha te ajudado, Danda!

    Bjosss

    ResponderExcluir