sexta-feira, 18 de maio de 2012

Mulheres Duronas

Esses dias, durante uma conversa, um amigo disse que as mulheres estão "endurecendo". Segundo ele, as mulheres se tornaram mais duronas, querendo desempenhar "papéis masculinos". Ele disse também que algumas mulheres estão se tornando seres inalcançáveis para os homens.
Meu impulso inicial foi rebater logo as críticas dele, mas, ao invés disso, preferi refletir sobre o motivo que o levou a formular todas essas perguntas. E sabem, depois de me despir dos meus "pré-conceitos", cheguei à conclusão de que ele tinha lá sua parcela de razão (não em tudo, claro). Contudo, ele se esqueceu de fazer a pergunta principal: POR QUÊ as mulheres estão endurecendo?
Esse processo de "endurecimento" das mulheres não é recente. Na verdade, ele tem suas raízes lá no século XIX, quando surgiram os primeiros movimentos feministas. Foi necessário que as mulheres se tornassem mais fortes para que conseguissem alguns direitos básicos, como o direito à propriedade, por exemplo.
Também devemos agradecer ao movimento feminista pelo fato de as mulheres de hoje poderem desempenhar os tais "papéis masculinos". A propósito, o que seria um papel masculino? Tirando aqueles que estão ligados às diferenças biológicas - obviamente - os papéis e funções que existem são construções sociais, ou seja, são regras construídas por nós, seres humanos. Por isso, em muitos aspectos já não faz sentido dizer que algo é "coisa de mulher/homem". Essas divisões são fruto da nossa cabeça.
Porque as feministas questionaram essas construções sociais, hoje todas nós podemos trabalhar em posições similares às dos homens (por isso, sejam gratas às tão mal-faladas feministas, meninas!). Só alguns exemplos para vocês se situarem da nossa situação no mundo: a presidência do FMI, do Brasil e da Petrobrás, estão nas mãos de mulheres. É ou não é um marco histórico?
Na contramão da "evolução" de algumas mulheres, vemos também que existem outras que queimam a nossa "classe". Apesar dos exemplos que dei de algumas mulheres poderosas, vivemos na era das Panicats e Mulheres-frutas. Eu acho que esse é UM DOS motivos que tem tornado algumas mulheres inalcançáveis. Acho que muitas de nós sentem a necessidade de impor o respeito que as outras estão perdendo. Se nós não ensinarmos os homens como nos tratar, quem é que vai fazer isso? Endurecemos sim, mas porque muitas estão amolecendo.
Sei, existem outras coisas que explicam o comportamento das mulheres na atualidade. O que eu disse, além de ser apenas uma declaração bem simplista, foi apenas a opinião de alguém que não é socióloga, antropóloga ou psicóloga, apenas MULHER.

"Hay que endurecerse, pero sin perder la ternura jamás"
Che



Nenhum comentário:

Postar um comentário