sábado, 14 de abril de 2012

Planejando



Esses dias estive pensando muito sobre planejamento.  A gente sempre ouve frases como “as melhores coisas da vida não são planejadas”, e pode até ser que isso seja verdade, mas o que acontece com o resto (ou seja, as outras coisas além das tais “melhores coisas da vida”)?
Para essas outras coisas, existe o planejamento.  É bom (e útil) desenhar um plano de carreira, estipular objetivos e metas... ter um plano para o futuro ajuda bastante, principalmente quando você não tiver ideia de qual decisão tomar. Nessas horas, basta seguir o plano.
Tenho vários amigos que não gostam de planejar nada. Adotaram o lema de só viver o presente e nunca pensam no futuro. Sei que cada um escolhe como viver a vida, mas essa atitude me parece um pouco insensata. 
Percebi que muitas pessoas tem uma espécie de preconceito contra o planejamento. Elas pensam que quando você faz um plano, automaticamente se fecha para outras possibilidades. Acontece, meu bem, que todo bom plano tem um grau de flexibilidade. Logo, alguém que se planeja também está aberto a variáveis novas que podem surgir no caminho.
Vale dizer que também não é preciso seguir o plano à risca: foi você que o criou, então pode mudá-lo sempre que tiver vontade. O plano é apenas algo para você se agarrar em caso de dúvidas. Mas claro, não podemos nos esquecer de que mesmo que você tenha um ótimo plano, Deus pode ter outra coisa para sua vida. Nesse caso, cabe a você decidir em qual plano confiará: no seu ou no dEle (acho a segunda opção mais segura).
Outra dica: Se você criar um plano e mesmo depois de muito empenho ele falhar, não se desespere: vá para o plano B, que é outra coisa muito útil de se ter. No momento estou tentando construir o meu, rsrs
Para finalizar, só quero lembrar de uma coisa: não se esqueçam do equilíbrio. Ter planos é muito bom, mas há coisas que simplesmente não dá para planejar. Aceitem isso e não transformem a vida em algo mecânico.

2 comentários:

  1. Gosteii demais amiga..Vale a pena ter um bom planejamento, e é claro ter um planejamento com propósitos voltados ao que Deus quer pra nossa vida.. Angélica! ;)

    ResponderExcluir