segunda-feira, 19 de março de 2012

Receitinhas para o frio - RESULTADO!

Boa noite, minha gente!

Depois de uma longa espera - da parte de vocês, claro - finalmente vou publicar o resultado daquele nosso "mini-concurso" de receitas para o frio! \o/ \0/ \o/ (se você não sabe do que estou falando, clique aqui)
Ok, ok...sei que demorei muito! Mas posso tentar me justificar, ao menos um pouquinho:
1. Recebi mais receitas do que pensei no e-mail do blog   (naocabenagaveta@gmail.com), e como me comprometi a fazer todas, já viram né? Demorei um pouquinho!
2. Algumas receitas tinham ingredientes realmente difíceis de encontrar! Enquanto não os encontrava, fui fazendo as outras. Para vocês terem idéia, terminei quase todas as receitas ainda em 2011, mas ficaram faltando as que pediam esses ingredientes...
3. Viajei em Janeiro, ou seja, nada de cozinhar naquele mês;
4. Depois disso tudo, consegui os ingredientes que faltavam e fiz as outras! Mas aí apareceu outro entrave: o calor de Brasília! Achei que não fazia o menor sentido publicar um post sobre "receitas para o frio" enquanto vivíamos numa imitação do Saara. Agora que as chuvas voltaram, meus problemas acabaram! rsrs

Explicações à parte, vamos ao que interessa!

Para dar o resultado, separei as receitas em duas categorias: comes e bebes. Na parte das comidas, dividi os pratos entre salgados e doces.
Os critérios para a seleção dos pratos vencedores foram simples. Escolhi pratos que não fossem muito mirabolantes (afinal ninguém aqui é chef), que tinham um bom custo-benefício e claro, que fossem gostosos (dããããã)! Em relação a este último critério, contei com os votos da minha família e de alguns amigos, que foram as felizes cobaias de todo o processo. Isso evitou que o resultado da campanha fosse enviesado por contar apenas com o meu paladar, rsrsrsrs

Eis os vencedores:

PRATOS SALGADOS

Essa foi a categoria que recebeu menos receitas. Por quê será? É simples: o inverno desperta nosso lado formiga! rsrs
Apesar disso, não foi tão fácil escolher o vencedor dessa seção. Porém, depois de saborear todos os pratos, consultar as opiniões das cobaias, o vencedor foi o Rafael Oliveira com sua Sopa de Cebola!
Confesso que quando recebi a receita, fiquei apreensiva. Tipo, adoro colocar cebola na comida, dá um sabor todo especial. Mas daí tomar uma sopa inteira disso já era outros 500! hehe
Quebrei a cara! Segui o passo-a-passo que o Rafa mandou e o resultado foi uma sopa super leve e muito saborosa (exatamente por causa da cebola)! Para quem não gosta de cebola, não se preocupe, a sopa não fica com aquele gosto característico que ela tem ;) Fica parecendo uma canja, só que beeem mais leve. Adorei! Ou melhor, adoramos. A sopa rendeu horrores e ainda assim não sobrou nada!

Sopa de cebola com frango


Ingredientes:
1 peito de frango com osso e sem pele (500g)
2 dentes de alho amassados
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 tablete de caldo de galinha
2 litros de água
½ embalagem de macarrão (250g)
250g de cebolas  cortadas em meia-lua
¼ xícara (chá) de margarina
1 colher (sopa) de farinha de trigo

Modo de preparo:
Tempere o peito de frango com o alho, o sal, a pimenta-do-reino e o caldo de galinha. Cozinhe em água, retire o frango e desfie. Volte o frango à água que foi reservada. Separadamente, cozinhe o macarrão e reserve. Em uma panela, refogue as cebolas na margarina até dourar e acrescente a farinha. Adicione o caldo de frango aos poucos e deixe ferver. Junte o macarrão, acerte o sal e sirva em seguida.
Dica: Se preferir sirva com salsa picada e queijo parmesão ralado a gosto.

PRATOS DOCES

Quando recebi a receita da Mary Janne Gomes, imaginei logo que ela ficaria entre os "top 3". Fazer o quê? A moça é uma cozinheira de mão cheia, para a felicidade de todos os seus amigos! rsrsrs
Foi dito e feito: a receita que ela mandou não só ficou entre os top 3 como também ganhou a nossa categoria "engordiet"  =)
A receita em questão tem origem espanhola e se chama Polvorones. Para quem não sabe, polvo em espanhol significa "pó", e é exatamente isso que acontece com os esses biscoitinhos: eles desmancham na boca como pózinho!

Polvorones Inesquecíveis

 Ingredientes: 
1 xícara de chá de manteiga sem sal (ela já fez com margarina com sal  e disse que também ficou bom)
½  xícara de chá de açúcar de confeiteiro (pode ser feito com açúcar normal,  mas fica mais macio com o de confeiteiro)
1 colher de chá  de essência de baunilha
3 xícaras de chá  de farinha de trigo
½ xícara de  nozes ( pode ser trocada  por castanha do pará ou amendoim)

Modo de preparo:
Misture tudo e amasse até ficar uma massa homogênea. Faça as bolinhas e aperte com um garfo ou utilize o cortador de biscoitos (eu, particularmente, abri a massa e cortei os círculos com a boca de uma xícara mesmo. Deu certinho). Asse em forno moderado (fique de olho, pode queimar fácil). Depois de pronto, passe os polvorones no açúcar de confeiteiro.

Vamos então a nossa última categoria: BEBIDAS!

Essa categoria também foi acirrada. Foi nela o maior número de receitas recebidas (perdi a conta da quantidade de chocolate quente que tomei, rsrs)
É com prazer então que anuncio nossa última vencedora: Kessy Roma!
Pensem numa moça que me deu trabalho! Essa receita teve o ingrediente mais difícil de encontrar: uma tal de pimenta caiena que eu descobri que nasce na Guiana Francesa (não, eu não estou brincando). Depois de muito procurar (sem sucesso), a Kessy me liberou e disse que eu poderia substituir esse ingrediente. Coloquei pimenta dedo-de-moça no lugar e funcionou muito bem, por sinal! =D
Como diria a Ana Maria Braga, adorei a "cremosidade" dessa receita, um feito alcançado sem necessidade de acrescentar maizena ou afins :O Também gostei muito do ardidinho que a pimenta deixa na garganta...

Chocolate Branco Quente (ou seria chocolate quente branco?)



Ingredientes:
170 g de chocolate branco picado
1 ovo batido
1/4 colher (chá) de pimenta caiena (esqueçam essa. Podem botar dedo-de-moça que fica blz)
1/2 colher (chá) de canela
3 1/4 xícaras (780 ml) de leite semidesnatado

Modo de preparo:
Ponha o chocolate em uma tigela de metal e ponha esta tigela em uma panela maior com um pouco de água para fazer um banho-maria. Derreta o chocolate no banho-maria, mexendo sempre até ficar liso. Adicione o ovo, mexendo sempre, e a canela.

(Aqui a receita sofreu leves alterações por causa da mudança da pimenta. Nada que alterasse o resultado da receita e, com isso, o resultado da "competição")

Em uma panela coloque o leite e um pouquinho de pimenta dedo-de-moça sem sementes. Quando o leite ferver, desligue.
Acrescente uma xícara (240 ml) desse leite na vasilha com o chocolate, e vá mexendo ate incorporá-lo ao chocolate. Continue adicionando o restante do leite e mexendo. Deixe esquentar bastante, mas não ferva. O chocolate estará pronto para beber quando você não puder mais sentir o gosto da pimenta (somente a sua leve ardência).


***

Enfim, é isso. Quero agradecer a todos que se animaram e participaram da brincadeira, vocês me proporcionaram ótimas refeições e, claro, uns quilinhos a mais! rsrsrs
Parabéns aos vencedores! Tô vendo se rola alguma surpresinha para vocês...
Quanto aos demais leitores do blog, espero que não deixem esse trabalho todo (cozinhar, tirar foto)  ter sido em vão e testem as receitas em casa. Todo mundo tem que saber se virar um pouquinho na cozinha! Todas as receitas são fáceis de fazer, então arrisquem-se! =)

Bjossss

Milena.

4 comentários:

  1. Uhuuuuuuuuuuuuuuuuuu... \o/ ... muito bom esse chocolate branco com pimenta. Que bom que gostou. Depois de ter dado tanto trabalho, ainda bem que valeu a pena. ;D

    ResponderExcluir
  2. Valeu mesmo! Agora vou tentar outras variações dessa receitas...por exemplo, quero experimentar chocolate meio-amargo com pimenta...deve ficar ótimo tb!

    ResponderExcluir
  3. Oba:) Oba:) São de origem espanhola, mas com um toque brasileiro. Eles são bem fáceis e práticos de fazer e ficam com um sabor bem requintado. Os melhores são com castanha-do-pará. Adorei as outras receitas postadas, irei testá-las. Este chocolate com pimenta deve ficar divino esta mistura de sabores!Hummmmmmmmmmmm,deu até água na boca.Bjão,

    ResponderExcluir
  4. Oi, Mary! Fiquei com vontade de experimentar os polvorones com castanha, vou fazer em casa ;)
    Bjos

    ResponderExcluir