domingo, 23 de outubro de 2011

Conhecendo Brasília: O Palácio do Itamaraty

Depois de ter sumido por meses, finalmente essa tag voltou para mostrar nada mais nada menos que um dos lugares mais bonitos de Brasília: o Palácio do Itamaraty.
Como a maioria dos prédios ali na Esplanada, o Itamaraty também foi desenhado por Oscar Niemeyer, o que já bastaria para enquadrá-lo na categoria "obra de arte". Porém, além disso, o prédio ainda teve seu paisagismo feito por Roberto Burle Marx . Sem contar que ele abriga um painel lindo do Athos Bulcão, ou seja, a maior parte dos artistas que deram "a cara de Brasília" deixaram sua marquinha no Itamaraty. O resultado não poderia ter sido outro além de um lugar muito bonito.
Além dessas obras, o Itamaraty conta com um belíssimo acervo artístico, sempre buscando o contraste entre o clássico e o moderno. Sou especialmente apaixonada por um lustre que fica lá na sala dos tapetes persas (se alguém souber o nome do artista que o fez, por favor me fale). Não sei por que, mas achei que ele combina com as obras do Gaudí, um dos meus arquitetos preferidos... =)
O Itamaraty e seus anexos (o anexo I e o Bolo de Noiva) funcionam como sede do Ministério das Relações Exteriores, mas isso não significa que você não possa entrar no Palácio. Ele é aberto de segunda a sexta das 14 às 16h30. Sábados, domingos e feriados das 10 Às 11h30 e das 13 às 15:30.

As fotos de hoje não são por minha conta, o que é uma vergonha. Depois de estagiar por um ano no Itamaraty, eu deveria ter toneladas de fotos no palácio, rsrs...as fotos de hoje foram tiradas por minha querida amiga Karina Marques. Fala a verdade, a moça leva jeito para a coisa, né?

Destaque para o Meteoro



A vista por trás dos arcos (adorei!)





Infelizmente a Kaká não tinha fotos do Palácio a noite (que é a hora em que o prédio fica mais bonito). Por isso, vou de google agora:



Espero que tenham gostado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário