terça-feira, 12 de julho de 2011

Facilitar atrapalha: o problema com os atalhos



Estive pensando em atalhos e decidi procurar por uma definição oficial do termo, na esperança de encontrar algo mais inteligente do que a definição que eu havia feito. Contudo, o resultado é sempre o mesmo: atalho é um caminho mais curto que você pega para evitar o principal. Ponto.
Imagine a seguinte situação: você está fazendo uma viagem, e no meio do caminho o motorista (sim, tinha que ser um homem) decide pegar um atalho novo, com a intenção de chegar mais cedo ao seu destino. Contudo, no meio do atalho vocês se perdem e acabam chegando em casa muito mais tarde do que se tivessem ido pelo caminho original. Imaginou? Pois é, é horrível quando isso acontece. Mas pior ainda é quando pegamos atalhos na vida pessoal.
Acho que é natural do ser humano essa vontade de facilitar tudo. Queremos tudo do jeito mais fácil e no menor tempo possível, e, em nome disso, queimamos etapas importantes do processo. Às vezes você se propõe a fazer uma coisa, e apesar de todo mundo (inclusive seus pais) dizer que você está indo com muita pressa, que tem que fazer tal coisa primeiro, amadurecer antes, você insiste e faz. Só um tempo depois é que percebe que não tem estrutura para sustentar aquilo.
Isso é muito comum nos negócios. A pessoa chega com AQUELE pique, atropela todo mundo e assume tudo o que é responsabilidade. Para conseguir dar conta de tudo, pega um monte de atalho. O problema é que lá na frente lhe pedem para resolver outro assunto, aí o(a) coitado(a) não consegue, porque para isso precisaria de uma bagagem que ele não adquiriu por ter escolhido o caminho mais fácil. Ao pegar o atalho, o nosso personagem deixou de adquirir experiências importantes. Outro momento em que, infelizmente, isso acontece muito é no casamento: fulaninho casa antes da hora e depois não tem peito para sustentar o negócio.
A nossa vida com Deus também é permeada de atalhos. Independente da religião que você siga, tenho certeza de que é assim. Para todo o lado que olhamos existem atalhos, ofertas fáceis de coisas que não são para nós. Engana-se muito quem diz que seguir a Deus é fácil. Não é, e Ele não nos prometeu que seria; só que estaria ao nosso lado em todo o tempo. Ainda bem...
Como vocês podem ver, estamos cercados. Eu sei (e como!) que a tentação é grande, mas quer um conselho? Fuja dos atalhos. A curto prazo eles oferecem ótimos retornos, mas estes não se comparam aos prejuízos do longo prazo. O melhor é aprender o que puder e se esforçar muito para fazer as coisas no tempo certo, porque há caminhos na vida que não vale a pena serem facilitados. Às vezes a graça está no processo, e não no resultado.

O problema dos atalhos

FONTE: Sério mesmo, não sei. Já vi essa tirinha em tantos lugares diferentes que nem sei da origem. Eu pesquisei no Google e achei no mobinp.blogspot.com

8 comentários:

  1. As vezes, o caminho mais longo também é o mais interessante! E como sempre, o exagero também é tão ruim quanto o atalho, pois ao invés de chegar cedo demais corremos o risco de chegar muito atrasados ou pior, de não chegar nunca...

    ResponderExcluir
  2. Você procura atalhos para chegar naquilo que você quer? Não há! Hoje em dia tem-se buscado facilidades na vida.Muitos querem cantar, tocar algum instrumento, aprender uma nova língua, mas não se dispõem com afinco, não estão dispostos a se dedicarem... querem tudo, desde que seja instantâneo... café instantâneo , sopa instantânea , aprendizado instantâneo... e até no evangelho é assim, também, quando se ora pedindo algo já querem imediatamente, como se Deus tivesse uma varinha de condão e plim, plim. Deus está tanto no processo quanto no resultado, mas, muitas vezes, creio que Ele se preocupa mais com o que iremos aprender no caminho. E quantas vezes o resultado não é aquilo que queríamos? Mas, quando olhamos para trás, vimos o quanto aprendemos. Vamos seguir o exemplo de Jó, que preferiu passar pelo processo ao invés de pegar atalhos. "Cuidado! O inimigo pode estar oferecendo a você um atalho de uma vida de prazer, de felicidade, de poder... Recuse com convicção e desprendimento, e esteja ciente que Deus jamais oferece atalhos para o Seu povo."

    “Ninguém chega a Canaã sem passar pelo deserto. Não há atalhos.”

    ResponderExcluir
  3. Rafael Veloso14/07/2011 13:29

    O atalho e rápido e às vezes prazeroso, mas o caminho longo é que dá a bagagem pra fazer valer a pena essa curta viagem por esse mundo onde vivemos.
    Seu blog está ótimo cunhada, sempre separo um momento durante o meu dia pra acompanhar as novidades.
    Congratulations !!

    ResponderExcluir
  4. Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele conduz à morte (Provérbios 14:12)...morte de projetos, vida espiritual, perspectivas...

    ResponderExcluir
  5. Ninguém quer chegar aos seus objetivos sem luta,esforço,perseverança! Querem logo o imediatismo,e muitas vezes isso é o problema,pois as coisas nunca saem como deveria ser,devido a pressa,mesmo sabendo que ela é inimiga da perfeição e que lutar pelo que quer é preciso! Seu blog ta exceletente Mileeeninha,visitarei mais vezees! Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oi Hellen! Obrigada pela visita e pelo comentário! Bjs

    ResponderExcluir
  7. É milla realmente a nossa conversa aquele dia nos deixou claro que os atalhos a principio são ótimos, mais depois as consequencias são horriveis, melhor mesmo é esperar em Deus!!!

    ResponderExcluir