quinta-feira, 30 de junho de 2011

O poder da comida



Percebi que nos meus textos mais reflexivos estou quase sempre criticando uma coisa que me incomoda, mas praticamente não falo daquilo que me interessa. Pois bem, eis aqui uma coisa que eu gosto: comida.
Pode parecer meio óbvio, afinal qualquer pessoa normal gosta disso. Mas não estou falando de simplesmente comer; nem mesmo de cozinhar. Me refiro ao fantástico poder que a comida tem.
O poder da comida é bem abrangente. Ela tem o dom de reunir as pessoas para algo bom, que nada tem a ver com falar da vida dos outros ou iniciar debates intelectuais. Na maioria das vezes que amigos se reúnem ao redor de uma mesa é apenas para conversar, aproveitar o momento. Sabem o que eu percebo com isso? Que a hora da refeição é um dos nossos momentos de liberdade. É uma daquelas horas em que você não precisa corresponder às expectativas dos outros ou fazer coisas cansativas. Só comer.
Sempre que penso nos melhores momentos que eu vivi percebo uma coisa: a comida estava presente em vários deles. Os almoços de domingo na casa dos meus avós, as farras com minha mãe enquanto ela estava cozinhando, jantares com os amigos...coincidência? Acho que não...
Vocês já repararam que enquanto as pessoas comem elas estão desarmadas? Isso aumenta muito as chances de aquele ser um bom momento, afinal as máscaras diminuem e as pessoas se soltam mais. É, diminuir máscaras faz parte do poder da comida. Ok, vou explicar melhor.
Quando estou comendo um prato que gosto, é como se minha cabeça se esvaziasse e eu apenas curtisse aquele momento, sabe? É uma ótima sensação. Como se a vida entrasse no piloto automático e eu esquecesse de todo o resto. Quem é que pensa em interpretar papéis quando está se sentindo bem? Ninguém. E quando você está diante de um prato gostoso, garanto que se sente bem rsrs
Reconheço que hoje está cada vez mais difícil reunir a família e os amigos para desfrutar uma refeição, afinal cada um tem seus horários. Por isso fica a dica: sempre que for possível, cozinhe algo (ou peça uma pizza) e aproveite a oportunidade para passar um tempo com as pessoas que são importantes para você. Não precisa de alta gastronomia para isso; só boa vontade e disposição ;)








2 comentários:

  1. Excelente teoria! Vamos por em prática e materializar aquela comida japonesa?

    ResponderExcluir
  2. Uai meu filho, vcs q estão enrolando! rsrs

    ResponderExcluir