quarta-feira, 11 de maio de 2011

Julie, Julia e minhas aventuras na Cozinha



Quem me conhece de perto sabe que eu gosto de cozinhar. Não que eu seja boa nisso, mas gosto de tentar algo diferente de vez em quando. E, geralmente, quem gosta de cozinha também gosta de trocar receitas, ver programas culinários, filmes...pois bem, mesmo eu gostando de tudo isso, ainda não havia assistido o filme Julie e Julia (por algum motivo desconhecido).
Finalmente, depois de tanto tempo, assisti o tal filme na semana passada. É baseado na história de duas mulheres, Julia Child (uma espécie de Ana Maria Braga dos EUA, só que super profissional e que fez ainda mais história na TV americana)  e Julie Powell, uma mulher comum, mas que adora cozinhar. Para sair da mesmice que era a sua vida, Julie se dispõe a fazer, em um ano, todas as receitas do livro Mastering the Art of French Cooking, escrito por Julia, e é aí que o enredo se desenrola...o filme também conta um pouco da história da Julia, começando pela época em que ela se apaixonou por culinária até seu sucesso na TV.
Você já assistiu o filme? Se já, acredito que - assim como eu - você correu para procurar o livro da Julia Child assim que o filme terminou. E como a Julie, você até pensou em tentar fazer todas as receitas do livro, não foi? rs
Pois foi o que eu fiz. Comecei a saga atrás do livro, mas para o meu azar não achei nenhuma tradução em português. Se fosse sobre qualquer outro assunto eu até comprava o livro, mas com culinária não dá para arriscar. Vai que eu entendesse algo errado como, sei lá, mergulhar o cordeiro no molho ao invés de banhá-lo? kkkkkk...além disso, minha intimidade com a culinária francesa é ZERO, então eu nunca saberia se a receita estava no ponto certo ou não.
Depois de ser barrada por todos esses obstáculos, decidi cozinhar outra coisa. Me lembrei então de uma receita ótima que achei há muito tempo no site Tudo Gostoso. É uma espécie de nhoque do paraguai, mas mesmo não sendo o nhoque original, fica uma delícia! E o melhor, é super fácil de fazer! Já havia feito essa receita várias vezes, mas nesse dia teve um gostinho especial (ainda era a empolgação por causa do filme, rsrs). Eis aqui a receita que me salvou da fome nesse dia:

NHOQUE FÁCIL

Ingredientes:

  • 2 caldos de galinha
  • 3 xícaras de leite
  • 6 colheres de sopa de maionese
  • 2 colheres de salsinha picada
  • sal a gosto
  • 3 xícaras de farinha de trigo
 Modo de Fazer:

  1. Dissolva os 2 caldos no leite e leve ao fogo com a maionese, a salsinha e o sal;
  2. Quando levantar fervura e a maionese derreter, retire do fogo e coloque a farinha de trigo de uma só vez;
  3. Misture bem rápido para não empelotar;
  4. Volte a massa no fogo baixo, mexendo por 1 ou 2 min;
  5. Desligue o fogo e deixe a massa amornar;
  6. Sobre a mesa enfarinhada, coloque a massa e faça rolinhos;
  7. Corte no formato de nhoque;
  8. Numa outra panela com água e sal, cozinhe os nhoques;
  9. A dica é que o nhoque seja retirado da água assim que ele subir, estará no ponto; (eu sempre espero mais um pouco)
  10. Escorra e sirva com seu molho preferido.


Não tenha medo de fazer, essa receita é bem fácil! Dá até para você se passar por cozinheira diante de todos os seus amigos...ah, e quando fizer, me chama, tá?

P.S: Para vocês verem como a Julia Child era C-A-B-U-L-O-S-A (sim, sou eu mesma usando essa palavra, rs. Não achei outra melhor para o contexto), olha esse vídeo dela cozinhando lagosta:



O melhor de tudo são os comentários do vídeo. Teve uma pessoa que tirou as palavras  da minha boca, dizendo que sairia de casa se tivesse uma lagosta desse tamanho dentro da cozinha! E o engraçado é que ela nem liga, como se estivesse perto de um bichinho de estimação...

7 comentários:

  1. Muito bom! Parabéns e coragem! Mal posso esperar para ver seu primeiro post automobilístico :)

    ResponderExcluir
  2. Milena, quero provar esses pratos hein....não sei cozinhar muito bem não, mas sou uma ótima degustadora e assistente de cozinha....hehe

    ResponderExcluir
  3. Boa idéia, Roberto! Confesso q não havia pensando nisso, rsrsrs...e Nise, pode vir a hora q vc quiser, a gente inventa um mexidão juntas! =)

    ResponderExcluir
  4. Milena,muito bom!!!Gosto muito de cozinhar,tb,e inventar receitas para mim é uma terapia.Vou testar a receita.Massa é uma boa pedida!!!Tem um filme que gostei muito Sem Reservas, que mostra uma culinária variada, um filme delícioso siva-se à vontade!!!

    ResponderExcluir
  5. eu vi esse filme tem algumas semanas e sabe do que lembrei???? da tal receita com batatas que te prometi. Ai hj andando por aq vejo esse post. #gargalhei né?! vou procurar e te mandar!!!

    bjs e parabéns pelo 1º ano do blog menina coragem!

    ResponderExcluir
  6. Hahahaha, vc ta me devendo mesmo! :D
    Bjs Fê, obrigada pela visita!

    ResponderExcluir